Treinar em jejum emagrece?

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Sem as devidas reservas de energia, o corpo pode acabar consumindo o que não deve na hora do treino
Sem as devidas reservas de energia, o corpo pode acabar consumindo o que não deve na hora do treino

Perder peso é um dos grandes motivadores para quem pratica atividade física. Até aí, tudo bem, já que uma boa rotina traz uma série de benefícios (inclusive o emagrecimento).

Uma técnica que supostamente ajuda a acelerar os resultados é treinar em jejum. Mas funciona mesmo? É saudável? Descubra a seguir, no texto do personal trainer Fabrício Kozel:

“Dentro do tema emagrecimento existem várias práticas supostamente saudáveis. Uma das principais é realizar exercícios em jejum para potencializar a perda calórica. A premissa por traz dessa “técnica”, porém, é completamente falsa, pois a perda de calorias que esta prática proporciona acarreta vários riscos à saúde.

“Gastando” os músculos

O exercício físico tem um processo de utilização de fonte energética em que os carboidratos, estocados nos músculos como glicogênio, são utilizados por primeiro. No decorrer da atividade é que as gorduras começam a produzir energia. Por existir esse processo fisiológico é que se pode dizer que o exercício em jejum pode levar o praticante, na verdade, a perder a massa magra (músculos).

Caso o praticante não consuma carboidratos antes do treino, seu corpo tende a utilizar a proteína presente no músculo para produção de energia. Isso significa que, para gerar energia para a atividade física, o organismo poderá diminuir seus músculos, e não suas reservas de gordura.

Outros riscos

Além de proporcionar a perda de massa magra, praticar exercícios físicos em jejum pode levar a um quadro de hipoglicemia – quando a quantidade de açúcar no sangue cai sensivelmente, provocando sensação de mal-estar, dor de cabeça, fadiga, tontura, náuseas e até desmaio.

Devo ressaltar ainda que o exercício em jejum vai consumir mais gorduras, porém a perda de massa magra não compensa essa prática, já que a fraqueza produzida pela falta do alimento faz seu rendimento cair.

Para que o praticante realmente emagreça com qualidade, ele deve manter sempre em equilíbrio as fontes energéticas, tendo em sua rotina um treino com orientação e uma dieta com todos os nutrientes necessários!”

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