Qual o melhor horário do dia para treinar?

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O mais importante é treinar bem, mas cada período do dia tem suas vantagens
O mais importante é treinar bem, mas cada período do dia tem suas vantagens

Manhã, tarde ou noite? O personal trainer Fabrício Kozel explica os benefícios de cada parte do dia para se exercitar!

“Existe uma grande discussão de qual melhor horário do dia para exercitar-se, porém a resposta desta pergunta é fácil de responder: o praticante deve procurar o horário em que ele consegue realizar seus treinos com uma melhor qualidade, ou seja, uma maior consistência.

Apesar dessa solução geral, vale a pena conhecer alguns benefícios que cada período do dia tem para o corpo, de modo que você possa explorar o melhor de cada um.

Manhã

De acordo com alguns estudos, malhar pela manhã pode ser o melhor para ganho de massa muscular. Isso se dá devido ao fato dos níveis de insulina e cortisol serem mais altos nesse período. Como resultado, a incorporação de proteínas nos músculos é maior. Porém, um alerta: deve-se ter o cuidado de estar alimentado antes de malhar, evitando quadros de hipoglicemia.

Tarde

A vantagem em se malhar à tarde é o fato de a pessoa estar mais alimentada, o que significa que o risco de hipoglicemia durante o treino é menor. Além disso, os níveis de insulina e cortisol ainda estão altos, o que garante força durante os treinos.

A temperatura corporal atinge o seu pico no final da tarde, e estudos indicam que esse é o melhor horário para treinos de musculação que foquem na perda de peso.

Noite

Quem pratica atividade física à noite tende a ter menos insônia. Entretanto, em muitas pessoas, esse efeito pode ser contrário e causar a perda de sono, devido à liberação de endorfina. Uma dica para combater a possível perda de sono: realize exercícios de alongamento após seu treino.

A grande vantagem em se malhar à noite é o tempo. Ao final do dia, as pessoas normalmente têm mais tempo para se exercitar e fazem isso de maneira mais consistente.

Independentemente do horário que você tem disponível para malhar, lembre-se de fazer de forma consistente. Se você tem disponibilidade para malhar de manhã, esse é o melhor horário para você. Se você pode apenas ir à tarde, esse é o seu período de exercício. À noite, vale o mesmo.”

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