Os benefícios do treino funcional

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Com movimentos que envolvem vários músculos, o treino funcional tende a ser especialmente dinâmico

Dar uma aprimorada no shape e melhorar outros aspectos (como o equilíbrio e a flexibilidade) de maneira dinâmica e divertida? Conheça o treino funcional, explicado rapidamente pelo personal trainer Fabrício Kozel:

“O “funcional”, como é chamado pelos praticantes da modalidade, virou uma alternativa para quem está cansado dos exercícios mais tradicionais na academia, pois ele promove uma série de benefícios à saúde baseando-se em movimentos naturais do ser humano, como correr, agachar, saltar, puxar e empurrar.

O praticante vai conseguir adquirir força, equilíbrio, flexibilidade, condicionamento, resistência e agilidade, ou seja, várias habilidades motoras, ganhando assim saúde e performance.

Dinâmica
Uma das vantagens deste tipo de treinamento é tirar o praticante dos movimentos mecânicos e eixos definidos ou isolados, como acontece na musculação.

É um método que ajuda a prevenir lesões, gera melhorias cardiovasculares, ajuda na redução do percentual de gordura e promove hipertrofia muscular, através de uma variedade infinita de exercícios desafiadores que trabalharão movimentos, não apenas músculos.

Um dos principais benefícios do treinamento funcional é o fortalecimento do core, que inclui os músculos do abdômen, dos quadris e da região lombar e responde pela estabilização da coluna vertebral. A atividade funcional visa trabalhar essas cadeias de músculos, porém objetivando uma ação global de toda musculatura corporal.

O treinamento funcional conta com alguns acessórios para ajudar no seu desenvolvimento, como elásticos, cordas, bolas, bosu, pranchas de equilíbrio, entre outros.

A atividade pode ter um alto gasto calórico, que, dependendo do condicionamento do praticante pode chegar até 600 calorias em 1 hora de exercícios.

A frequência considerada para realizar a modalidade é de três a quatro vezes por semana, dependendo do nível de condicionamento do praticante.

Por fim, vale ressaltar a importância de esta atividade ser bem orientada por um profissional capacitado.

Bons treinos!”

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