Os benefícios do açúcar mascavo

postado em: Blog | 0
A cor escura indica que o açúcar passou por menos refinamento e que retém muitos nutrientes!
A cor escura indica que o açúcar passou por menos refinamento e que retém muitos nutrientes!ac

A doçura do açúcar infelizmente anda de mãos dadas com certos elementos que fazem mal à saúde: aditivos químicos, poder de vício, aumento do risco de diabetes, e diminuição da sensibilidade do paladar. Que atire o primeiro torrão quem nunca se sentiu tentada a colocar uma colher a mais de açúcar no café ou no suco!

Uma alternativa saudável (embora não ideal, mas saudável ainda assim) é o açúcar mascavo, aquele mais escurinho, com gosto mais pronunciado.

Confiram o pequeno artigo a seguir, feito pela equipe do site Bolsa de Mulher, sobre as vantagens do açúcar mascavo, e pensem na possibilidade de incluí-lo na sua mesa!

““O açúcar mascavo é semirefinado, ou seja, uma versão mais integral dos cristais de açúcar da cana e, por isso, preserva ainda vitaminas e minerais que no branco e no demerara já não existem mais”, afirma a nutricionista Priscila Lese.

Propriedades do açúcar mascavo

O açúcar mascavo é mais escuro, marrom ou dourado, exatamente porque ainda não perdeu o melaço da cana onde vivem quantidades significativas de cálcio, ferro, potássio e magnésio. “Quanto mais escuro o açúcar, mais vitaminas e minerais ele tem”, afirma Lese. Mas não se engane: ele continua sendo tão calórico e prejudicial quanto o branco e oferece as mesmas restrições de consumo aos diabéticos.

Ele também pode exigir um tempo até que nos acostumemos. Com mais personalidade do que a versão refinada, o açúcar mascavo tem gosto forte e interfere no sabor dos alimentos. “Mas o benefício principal da versão escura do açúcar faz valer a pena a troca”, garante a profissional. “Só o fato de ele não ter recebido o tratamento químico que os cristais branquinhos receberam já é motivo suficiente para investir na substituição”, garante a profissional.

Segundo a nutricionista, os aditivos químicos presentes no açúcar branco são verdadeiros inimigos da boa saúde e deveriam ser evitados sempre que possível. “Adotar a estratégia de ter apenas açúcar mascavo em casa é uma excelente maneira de reeducar nosso paladar e, aos poucos, encontrar o doce natural dos alimentos”, conclui a nutricionista.”

Fonte: Bolsa de Mulher

Acompanhem a Silvia’s Fitness no Facebook e no Instagram e fiquem de olho nas novidades!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *