Musculação para Mulheres: Vale a pena?

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Existe mesmo o risco de ficar com os músculos "definidos demais" indo na academia?
Existe mesmo o risco de ficar com os músculos “definidos demais” indo na academia?

Você provavelmente já ouviu falar que musculação deixa as mulheres “parecidas com homens”. Ora, a menos que a gente esteja falando de treinos pesadíssimos, para competições de alta performance, é pouco provável que você fique com os músculos “definidos demais” (não estamos fazendo juízo de valor: estamos falando dos seus objetivos).

O personal trainer Fabrício Kozel explica por que deixar esse medo de lado, e como a musculação pode fazer muito bem para você!

“Hoje estão comprovados os benefícios que a musculação traz para o público feminino, e mesmo assim, muitas mulheres passam longe do setor da musculação com medo de “masculinizar” seu corpo. Elas preferem atividades aeróbicas ou as aulas coletivas como spinning, local, jump, entre outras.

Para esclarecer alguns pontos, vou citar todos os benefícios que a musculação proporciona às mulheres.

A musculação vai definir seu corpo, pois você vai ganhar massa magra, que é a responsável pelo aparecimento das “curvas” que você  pode desejar.

O coração agradece

Outro benefício é a melhora da condição cardiovascular. A musculação ajuda a reduzir o colesterol ruim (LDL) e a elevar o colesterol bom (HDL), além de ajudar na sensibilidade à insulina, tornando o organismo mais eficiente no uso dos carboidratos como fonte de energia ao invés de acumular gordura no corpo e no sangue.

A musculação acelera a queima de gordura quando combinada com exercícios aeróbicos. Um estudo publicado no Jornal de Fisiologia Aplicada dos Estados Unidos mostrou que um trabalho simultâneo usando aeróbicos e treino com pesos pode ampliar os efeitos metabólicos de ambos.

Junto com os benefícios descritos acima, em estudos, a musculação se mostrou capaz de reduzir sintomas de depressão e ansiedade e melhorar a qualidade e duração do sono.

Bem-estar a todo vapor

Vale lembrar quemulheres produzem uma pequena quantidade de testosterona, um hormônio que é capaz de influenciar o apetite sexual e o sentimento de bem estar. Treinamento com pesos é uma das maneiras mais efetivas para aumentar a testosterona naturalmente e amplificar estes efeitos.

A musculação também estimula a liberação de químicos no cérebro que farão você se sentir bem, alterando seu humor durante o restante do dia. Ela aumenta a velocidade de seu metabolismo, fazendo você queimar gordura durante o dia inteiro.

Xô, osteoporose!

E para terminar, a musculação melhora a condição de seu esqueleto – algo valioso, considerando que a osteoporose é um problema cada vez mais comum entre mulheres, principalmente pela falta de exercícios que sobrecarregam o corpo. Ao fazer musculação pesada, você estimula o corpo a aumentar a densidade óssea para se adaptar às cargas impostas pelo treino.

Então mãos à obra e vamos treinar!”

(Fabrício Kozel – Personal Trainer)

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