Musculação: Como aproveitar melhor o treino

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Ganhar massa muscular? Emagrecer? Melhorar o condicionamento físico? Os objetivos do treino ajudam na hora de fazer os ajustes!
Ganhar massa muscular? Emagrecer? Melhorar o condicionamento físico? Os objetivos do treino ajudam na hora de fazer os ajustes!

Quem treina musculação com certeza já ficou em dúvida em relação à intensidade dos treinos: quantas repetições fazer? quantas séries? e os intervalos, quanto devem durar?

Para ajudar vocês nessas questões, convidamos o personal trainer Fabrício Kozel, que escreveu este belo artigo sobre o tema!

“Para você desenvolver com eficiência a sua rotina nos treinos de musculação, independentemente de seus objetivos, sejam eles emagrecimento, ganho de massa muscular ou condicionamento físico, alguns fatores são muito importantes e devem ser analisados.

Vamos focar em repetições e séries. Normalmente os professores de musculação trabalham com 3 séries de cada exercício, porém isto pode mudar conforme seus objetivos, focando em um número maior de séries no grupo muscular que queira dar mais ênfase e um número menor de séries para a musculatura que não é a prioridade.

Quanto às repetições: elas devem variar de acordo com seu objetivo – para o desenvolvimento da resistência muscular, emagrecimento e melhora do condicionamento físico, pode-se trabalhar com um número repetições entre 15 e 25; já se o objetivo for trabalhar o ganha de massa magra, as repetições devem variar entre 8 e 12; e, caso a prioridade seja o aumento da força, vale a pena simplesmente treinar suas séries entre 1 a 5 repetições.

Tão importante quanto as séries é o descanso entre elas, que de forma geral varia entre 30 a 90 segundos, podendo chegar a 180 segundos. Para os treinos de resistência, pode ser dado de 30 a 45 segundos; para os treinos de hipertrofia, esse descanso deve ser entre 60 e 90 segundos; e, no caso de treinar força, o intervalo deve chegar até 180 segundos.

Seguindo estas dicas, você estará tornado sua rotina de treino mais eficaz.

Nas próximas postagens trarei mais dicas para auxiliá-las no seu treino de musculação.

Até a próxima e vamos treinar!

Fabrício Kozel, personal trainer”

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