Musculação: A importância dos intervalos

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O respeito aos períodos de descanso é fundamental para se conseguir os resultados desejados!
O respeito aos períodos de descanso é fundamental para se conseguir os resultados desejados!

Por mais empolgante que o treino seja, é fundamental que os músculos descansem. Assim, você consegue ótimos resultados.

A pergunta é: qual é o tempo ideal de descanso? O personal trainer Fabrício Kozel tem as respostas:

“A recuperação entre as séries de um exercício, entre os exercícios e entre as sessões de treinamento são fatores importantes para o sucesso do programa de musculação. Sabemos que nem sempre este período é respeitado, principalmente em academias, onde muitas vezes imperam a conversa demasiada ou a pressa de ir embora.

O período de descanso tem influência na determinação do estresse do treino e no total de carga que pode ser usada. Entre as séries e os exercícios, influencia no grau de recuperação da fonte de energia e na concentração de lactato no sangue.

Os intervalos podem ser divididos em:
– Curtos: menos de 1 minuto; indicados para treinamento de resistência muscular localizada e menores que 30 segundos, geralmente usadas em treinamento de circuito.
– Médios: entre 1 e 3 minutos; empregados quando deseja-se a massa muscular. Este tipo de intervalo visa uma recuperação adequada para que se possa utilizar pesos elevados no treinamento.
– Longos: mais de 3 minutos; indicados para desenvolver força e potência máxima. Fornecem o tempo adequado para a recuperação da fonte energética muscular, de modo que se possa trabalhar próximo ao número desejado de repetições.

Por isso, siga corretamente seu período de descanso. Ele ajudará no rendimento do treinamento e consequentemente do programa pré-estabelecido.

Bons treinos!”

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