Existe idade mínima para treinar?

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Com os devidos cuidados,  é possível começar a treinar ainda cedo!
Com os devidos cuidados, é possível começar a treinar ainda cedo!

Muitos adultos acabam se empolgando com os exercícios físicos e acabam exagerando. Quando isso acontece com crianças e adolescentes, os resultados podem ser ainda piores – afinal, eles ainda estão em fase de crescimento.

Como conseguir os benefícios sem cair no excesso? O personal trainer Fabrício Kozel explica!

“Hoje é sabido que a atividade física, quando bem orientada, traz uma série de benefícios para crianças e adolescentes. Porém é muito importante tomar alguns cuidados, para não existir uma sobrecarga de estímulos, que prejudica o desenvolvimento corporal.

Idade certa?

Não há uma idade ideal para iniciar esse tipo de atividade, pois alguns jovens são biologicamente mais maduros para executar exercícios com um grau de dificuldade maior, já outros devem começar com treinos mais simples e leves, aguardando seu desenvolvimento.

Um fator muito importante é que esta atividade deve ser supervisionada por um educador físico qualificado, que saberá identificar a fase de cada indivíduo, direcionando para a melhor série de exercícios possível.

Crescimento

É preciso quebrar o mito de que a “malhação” vai impedir o crescimento das crianças: já é comprovado que estes casos só acontecem devido às intensidades exageradas dos exercícios e não pelos movimentos que são executados.

São os excessos que causam o sobrecarga nos ossos, que assim podem interromper o crescimento – além das sobrecargas articulares que uma atividade intensa pode causar neste público pelo fato do corpo ainda não ter atingido a fase de maturação completa.

Para comprovar que a atividade física, com orientação competente, em academia pode ser uma excelente opção para crianças e adolescentes, listei uma série de benefícios proporcionados por esta prática:

– Fortalece o esqueleto, ajudando em seu desenvolvimento;

– Aumenta o condicionamento cardiorrespiratório;

– Aumenta força muscular e flexibilidade;

– Desenvolve e melhora os níveis de concentração;

– Reduz os riscos de lesões;

– Ajuda a controlar o peso corporal;

– Acelera o metabolismo;

– Evita problemas de hipertensão nesta fase;

– Reduz níveis de colesterol, evitando problemas cardíacos no futuro;

– Melhora a coordenação motora e o equilíbrio.

Portanto a prática das atividades proporcionadas por uma academia como musculação, atividades coletivas, exercícios aeróbios, de flexibilidade e a iniciação em atividades esportivas, é recomendada – com o máximo de cuidado com relação à carga, pois cada criança tem um limite diferente, e estes limites devem ser sempre respeitados.

Há restrição para determinados exercícios?

Sim, a carga deve ser respeitada, como fazemos no pilates, por exemplo. Devem ser seguidas as orientações dos professores e as regras de segurança, além das diferenças individuais, a maturidade física e psicológica e o nível de experiência da criança, conforme recomendado pela Academia Americana de Pediatria e pelo Colégio Americano de Medicina Esportiva.

Vamos treinar!”

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