Dieta Paleolítica: O que é e como pode te ajudar

postado em: Blog | 0
Fontes naturais de proteínas e outros nutrientes são o ponto-chave da dieta paleo
Fontes naturais de proteínas e outros nutrientes são o ponto-chave da dieta paleo

 

Você já ouviu falar na “dieta paleolítica” (ou “dieta paleo”)? Por trás desse nome estranho, há uma série de práticas alimentares que dão energia e ajudam a manter o corpo saudável, longe dos perigos causados por alimentos muito cheios de ingredientes artificiais.

Neste artigo, publicado originalmente no site CrossWorld, o nutricionista Lucas Gössling explica a origem e as vantagens da dieta paleolítica:

“A Era Paleolítica foi um dos períodos mais longos na história da evolução humana, e abrange um período de 2,5 milhões de anos. É claro que podemos tirar alguns bons exemplos do modo de vida dos nossos ancestrais – afinal, eles sobreviveram!

Estamos falando de uma era em que a caça e a coleta de alimentos, como grãos e frutas, eram vitais. Literalmente, pra comer, tinha que “correr atrás”! E para beber? Água! Apenas água!

Outro fator a ser considerado é que neste período os povos eram nômades, portanto estavam em constante movimento. Provavelmente uma “zona de conforto” era algo bem raro.

Na prática, esta dieta nos livra de alimentos não disponibilizados pela natureza. Como eu sempre digo, comida boa vem da horta, do pomar, da granja, da fazenda, e não de máquinas! Qualquer coisa que você pense em comer que tenha sido produzido em uma máquina, certamente estará em desacordo com uma dieta saudável.

Não encontramos frituras de imersão e alimentos industrializados. Não encontramos bifes à milanesa e nem tabletes de açúcar, ou gordura, capazes de nos manter vivos por dias com uma única mordida. Não encontramos bebidas riquíssimas em açúcar. Isso sem contar os aditivos químicos, como corantes e conservantes.

É com base nesses fatores que a dieta paleolítica é um ótimo exemplo alimentar para praticarmos nos dias de hoje. Sem promessas de emagrecimento rápido ou milagroso, mas, sim, saudável.

Beba água, coma vegetais e hortaliças, frutas e carnes magras. Pratique atividades físicas. Simples assim! Esse é o exemplo Paleolítico, que com certeza não faz mal a ninguém!

Lucas Gössling

Fonte: http://crossworld.com.br/a-origem-e-o-poder-da-dieta-paleolitica/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *