Cuide dos seus joelhos!

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É importante fortalecer os joelhos e não forçá-los – afinal, sem eles nós não nos sustentamos!
É importante fortalecer os joelhos e não forçá-los – afinal, sem eles nós não nos sustentamos!
Eles nos aguentam o dia todo, e muitas vezes abusamos sem perceber… Neste artigo, o personal trainer Fabrício Kozel explica como proteger e fortalecer os joelhos:
“Os joelhos são as articulações com mais chances de terem alguma lesão ao longo da vida, e o trabalho de fortalecimento da musculatura dos membros inferiores pode ajudar na prevenção dessas lesões.
Causas
Uma série de fatores pode aumentar as chances de uma pessoa apresentar dores no joelho: o excesso de peso, problemas biomecânicos, falta de flexibilidade e força muscular, lesões anteriores etc.
Com relação ao excesso de peso, estar acima do peso ou ter obesidade aumenta o estresse sobre as articulações do joelho, mesmo durante as atividades normais, como caminhar ou subir e descer escadas.
Fortalecimento
Exercícios como leg press e agachamento, além de tonificarem, também oferecem base para que os pés possam se apoiar, de modo que a sustentação não fique restrita ao joelho e o risco de lesão diminui. Outro exercício que é um ótimo aliado, quando bem utilizado, é o extensor de pernas.
Se você é fã de corridas e caminhadas, procure utilizar tênis que possuam um bom sistema de amortecimento, e se possível varie entre o asfalto e superfícies macias como areia, grama ou terra. Também fique atenta a dor ou barulho durante seu treino: podem ser um sinal de alerta.
Busque orientações de profissionais e cuide do seu joelho!
Bons treinos!”
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