Crossfit: mania nacional

postado em: Blog | 0

crossfit-site

 

O CrossFit foi fundado pelo ex-ginastas Greg Glassman e Glassman Lauren e utiliza três conceitos para avaliar e chegar ao condicionamento físico. Cada um dos três conceitos é baseado numa área diferente de conhecimento, para que, no fim se chegue a um consenso que leva ao método de treino.

O primeiro conceito passa pela compreensão de 10 capacidades ou aptidões físicas, sendo que estas podem ser melhoradas através de adaptações neurológicas e/ou orgânicas. São elas a resistência cardio-respiratória; resistência muscular; força; flexibilidade; potência; velocidade; coordenação; agilidade; equilíbrio; precisão. Quanto maior a competência em cada uma delas, maior é o condicionamento físico, ou seja, um bom programa de treino deve conter exercícios que desenvolva cada uma destas aptidões físicas.

O segundo conceito baseia-se na execução de qualquer atividade física de uma maneira aleatória, ou seja, fazer bem qualquer tipo de tarefa. Este modelo sugere que o condicionamento físico pode ser medido pela capacidade de desempenhar bem uma tarefa em relação à maneira como a fazia antes ou até mesmo comparada a outras pessoas. Segundo esta ideia o modelo de treino é o seguinte, exercícios funcionais feitos em alta intensidade e constantemente variados.

O terceiro conceito engloba as três vias metabólicas que geram energia para qualquer tipo de acção física. A primeira, responsável pelas atividades de maior potência, dura aproximadamente 10 segundos; a segunda que rege as atividades de potência moderada tem a duração de poucos minutos; já a terceira via, responsável por mobilizar energia, principalmente da gordura armazenada no corpo permite executar atividades de baixa potência.

Um condicionamento físico total deve, então, promover e desenvolver um treino executado em cada um dos três sistemas de energia, procurando o melhor efeito possível de equilíbrio.

A preparação física CrossFit é o principal programa de treino de força e condicionamento físico usado em muitas academias de polícia, grupos de operações tácticas (como SWAT), unidades de operações especiais do exército americano (como os US Mariners), por campeões de artes marciais e centenas de outros atletas de elite e profissionais pelo mundo.

A especialidade de CrossFit é não ser especializado. E por isso, ele tem se tornado uma das atividades mais praticadas no Brasil. Já reparu quantas academias desta modalidade abriram na sua cidade nos últimos tempos?

 

Quer saber mais? Acesse: http://www.emforma.net/4058-crossfit-o-que-e-na-verdade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *