Como turbinar sua saúde com vitaminas

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Que tal turbinar seu cardápio com algumas deliciosas fontes de vitaminas?
Que tal turbinar seu cardápio com algumas deliciosas fontes de vitaminas?

Quem deseja uma vida saudável não pode deixar as vitaminas de lado. Mesmo assim, só comer frutas ou tomar suplementos não é suficiente para aproveitar ao máximo o que esses nutrientes têm a oferecer: é preciso considerar o horário, as combinações e as fontes!

Confira 7 dicas para melhorar a absorção de vitaminas no seu organismo:

“As vitaminas são nutrientes essenciais para o organismo e podem ser encontradas em um grande número de alimentos e também é possível obtê-las por meio de cápsulas. Mas, segundo a consultora nutricional Gabriela Forte, da Vitaminas Sundown Naturals, o horário certo e as combinações ao consumir as vitaminas faz a diferença.

Para que a absorção das vitaminas pelo organismo seja mais eficiente, a especialista ensina sete regrinhas que são importantes de serem seguidas.

1) O período em que o cálcio tem a sua melhor absorção é no momento antes de dormir. Outra recomendação é consumir o suplemento longe do horário das refeições, porque o ambiente ácido do estômago necessário para sua melhor assimilação sofre alterações, dificultando a absorção.

2) Para garantir a total absorção dos suplementos de ômega 3, o ideal é consumir sem outros nutrientes. Sua ingestão deve ser isolada, 30 minutos após a refeição principal ou depois de praticar a atividade física são períodos indicados para o consumo.Ou ainda em outro momento determinado pelo profissional da saúde.

3) Evite comer alimentos ricos em fibras (pães, cereais e saladas são exemplos) junto com outros que tenham Vitamina C ou ferro. As fibras dificultam a absorção da maioria das vitaminas. Portanto, é importante que haja um intervalo de 40 minutos entre a ingestão destes alimentos.

4) É melhor ingerir os suplementos compostos por cálcio e Vitamina D sem o acompanhamento do ferro por causa da diferença de pH que existe entre os dois nutrientes, o que pode atrapalhar na eficiência da absorção.

5) O ideal é consumir os suplementos que possuem vitaminas lipossolúveis como as A, D, E e K junto com uma refeição mais substancial, como no horário do almoço. Isso porque essas vitaminas precisam do acompanhamento de gordura para serem melhores absorvidas.

6) Consumir a Vitamina C junto com os alimentos que possuem ferro é uma ótima opção, porque um ajuda na absorção do outro.

7) As vitaminas C e do Complexo B são solúveis em água e duram poucas horas na corrente sanguínea, por isso são um exemplo das vitaminas que se recomenda o consumo em dosagens mais baixas. Assim, o indicado é que a quantidade diária seja dividida em pequenas doses e administradas com intervalos a cada três horas, por exemplo.”

Fonte: Mulher.com.br

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