Como evitar doenças na academia

postado em: Blog | 0
Higienizar os equipamentos após o uso é fundamental para diminuir os riscos de infecção!
Higienizar os equipamentos após o uso é fundamental para diminuir os riscos de infecção!

As academias são fantásticas para quem quer uma vida mais saudável, mas mesmo assim é preciso tomar alguns cuidados: o uso de equipamentos por várias pessoas traz o risco de infecções.

Como se proteger? A Luana Fernandes, do blog Meu Manequim 40, dá várias dicas (e de forma divertida). Confiram!

NA ÁREA DE TREINO

Equipamentos com suor? Nem pensar!
Equipamentos com suor? Nem pensar!

Toalha

Levar uma toalha pequena mas que cubra pelo menos a área das costas é essencial. Nos colchonetes e em todos os aparelhos, utilize-a para cobrir o assento e/ou o encosto. Normalmente na academia vamos com roupas leves e arejadas, eu por exemplo gosto de ir de regata e com isso braços e costas ficam expostos e encostam nos aparelhos.

Álcool

Toda academia que se preze disponibiliza álcool e paninho. USE! Eles não estão lá a toa. Limpe antes e depois de utilizar o aparelho, sem economia, tá incluso na sua mensalidade. Na Smart Fit os paninhos são descartáveis, então cada aluno “tem o seu”. Você pega um e usa durante o treino todo, depois joga fora e eles reciclam.

Tipo de roupa

Vamos ter noção? (…) [Q]uanto mais pele exposta, mais chances de encostar em coisas que você não sabe o que tem por lá. Academia é para você ir e conquistar um corpo bonito, deixa pra mostrar o resultado na praia ou nu(a) com seu(sua) parceiro(a). Um bom exemplo é usar aquelas meias longas ou polainas para colocar a caneleira por cima, porque por mais que a gente limpe, tem muito suor naquilo.

NO VESTIÁRIO

Cuidado redobrado nos vestiários!
Cuidado redobrado nos vestiários!

Assento

Vai fazer xixi? Forre bem o assento do vaso com papel higiênico e se tiver álcool por lá passe antes. Doenças sexualmente transmissíveis não são só transmitidas no sexo, são transmitidas por qualquer fluido contaminado em contato com mucosa. Ah, e nem pense em sair do banho e sentar nos banquinhos. Só se for de roupa!

Mãos limpas

Lave as mãos sempre que tiver oportunidade. Faça ter oportunidades. Uma coçadinha no olho sem pensar pode render uma bela conjuntivite. Evite colocar a mão na boca, nariz e olhos durante o treino.

Box

Eu sei que a gente já leva muita coisa pra academia, ainda mais se vai antes ou depois do trabalho, mas se couber um chinelinho na bolsa para usar no banho, leva! Eu confesso que não levo porque minha bolsa quase explode de tanta coisa, mas estou pensando seriamente em levar. Outro cuidado é não urinar no box porque 1- fede 2- é nojento 3- não sou obrigada a ver e pisar 4- pode transmitir doenças.

As doenças possíveis de se pegar em uma academia através de fungos, vírus e bactérias são muitas, como micose, conjuntivite, gripe, herpes e até mesmo as mais graves como HPV. Cada um fazendo sua parte, a chance de contaminação é bem menor. E você, quais destes cuidados toma? Se tiver mais alguma dica, comente!”

Acompanhe a Silvia’s Fitness no Facebook e no Instagram e fique de olho nas novidades!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *