Choque térmico: o que é?

postado em: Blog | 0
Saiba como o seu organismo se comporta diante de uma mudança brusca de temperatura.
Saiba como o seu organismo se comporta diante de uma mudança brusca de temperatura.

O choque térmico é a “variação brusca e intensa de temperatura”. O termo refere-se mais comumente à alteração do calor para o frio, por exemplo, quando alguém, sai de um ambiente muito quente e vai para um lugar gelado. No entanto, quando se pensa sobre o tema, muitos levam em consideração as situações corriqueiras do dia-a-dia. Como sair aquecido do banho, da academia, da sauna e ter contato com um ambiente ou ar mais frio. Porém, o choque térmico só ocorre diante de uma variação MUITO brusca de temperatura.

O tipo de choque ao qual nos referimos normalmente não causa morte. Diante de uma exposição a um frio intenso, há a aceleração dos batimentos cardíacos e aumento da pressão. Em um indivíduo saudável, isso não oferece nenhum risco, porém cardiopatas podem apresentar complicações. O aparelho respiratório também não sofre alterações graves.

Mito ou verdade?

– Tomar banho e em seguida abrir a geladeira ou sair de casa pode ocasioná-lo? Não, a diferença de temperatura não seria tão grande, pois você sai do banho – via de regra já vestido – vai até a cozinha, abre e logo fecha a geladeira. Agora, ao tomar uma ducha escaldante e sair em trajes inadequados para o pátio de casa, num dia de inverno com geada, a variação de temperatura a que estará exposto será grande e pode ter consequências, em pessoas com a saúde mas comprometida.

Muitas mães fazem um terror com os filhos dizendo que eles vão ficar com a “boca torta”. É verdade? Não. A paralisia facial ou “boca torta” não possui relação com uma exposição a mudanças bruscas de temperatura. A paralisia facial periférica tem possível etiologia viral.

Pronto, agora você já entendeu melhor como esse processo funciona!

 

fonte: http://www.unimed.coop.br/pct/index.jsp?cd_canal=49146&cd_secao=49759&cd_materia=288345

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *