Caminhada: qual o batimento cardíaco ideal para emagrecer?

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Cada pessoa possui uma frequência cardíaca máxima e uma mínima ideais. Aprenda como descobrir as suas!
Cada pessoa possui uma frequência cardíaca máxima e uma mínima ideais. Aprenda como descobrir as suas!

Gosta de caminhar, quer emagrecer mas não sabe como otimizar os resultados? O personal trainer Fabrício Kozel explica de maneira simples o que você deve fazer para aproveitar ao máximo suas caminhadas ao longo da semana:

“Para manter a forma e eliminar aquele indesejável peso extra, a caminhada está entre os exercícios preferidos pelo público feminino. No entanto, somente caminhar como se estivesse passeando no shopping não basta para conseguir os resultados desejados!

Para a caminhada surtir efeito na balança, deve ser realizada de maneira moderada, durante 30 a 60 minutos em dias alternados (no mínimo três dias por semana) ou diariamente. Vale lembrar que o ritmo deve ser constante. Para aumentar o gasto calórico, realize a caminhada também em subidas e descidas, pois isso exige mais força dos músculos, além de ajudar no fortalecimento dos membros inferiores.

Além disso, para potencializar a queima de gordura, a frequência cardíaca deve ficar entre 60% a 75% da frequência cardíaca máxima da pessoa. Portanto, uma caminhada com os batimentos acelerados na medida certa significam um maior gasto calórico e diminuição do percentual de gordura.

A frequência ideal

Para descobrir a sua frequência cardíaca ideal, a fórmula mais utilizada é a de Karvonen: você deve subtrair a sua idade de 220. deste resultado, multiplique por 0,6 para saber qual é a taxa mínima; multiplique o resultado inicial por 0,75 para saber a taxa máxima.

Por exemplo, para uma pessoa com 30 anos:

220 – 30 = 190 (essa é a frequência cardíaca máxima da pessoa)
Mínimo ideal: 190 X 0,6 = 114

Máximo ideal: 190 X 0,75 = 142

Nesse caso, se a pessoa deseja aumentar o gasto calórico de gordura, a frequência ideal deve ficar entre 114 e 142 batimentos cardíacos por minuto.

Para descobrir a frequência cardíaca, basta colocar os dedos indicador e médio sobre a artéria carótida na região do pescoço e contar as pulsações durante 15 segundos. Multiplique esse resultado por 4 para saber os batimentos cardíacos por minuto.

Agora, vamos treinar!”

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