Atividade física para gestante

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Atividades físicas são essenciais durante a gestação
Atividades físicas são essenciais durante a gestação

O personal Fabrício Kozel nos contou mais sobre a prática de exercícios físicos durante a gravidez. E olha só o que ele disse:

Os benefícios de praticar exercícios durante a gestação vão muito além do controle de peso, chegando à melhora da postura e das condições cardiocirculatórias, à prevenção de diabetes gestacional e ao alívio do estresse e tensões. Colocar o corpo em movimento libera mais endorfina e traz sensação de bem-estar para a futura mamãe.

O primeiro cuidado que uma gestante deve ter é a liberação de seu obstetra para realização de atividade física, a segunda é utilizar vestimentas confortáveis e leves e a terceira é procurar uma atividade que proporcione bem estar. Veja a seguir algumas possibilidades de exercícios que promovem a saúde para gestante.

A hidroginástica ainda é a atividade mais indicada pelos médicos. Seus benefícios para as gestantes, principalmente no último trimestre, são diversos, pois é nesta fase que muitas sofrem com o inchaço nas pernas.

Caminhada é outra excelente opção, por ser uma atividade simples, que não requer um nível de aptidão elevado. Além disso, o ritmo regular da prática ajuda a manter a forma física sem sobrecarregar os joelhos. O ideal é caminhar pelo menos meia hora por dia.

Outra possibilidade de exercício é a musculação que apesar de parecer incompatível com a gestação, a musculação pode, sim, ser adotada na gravidez, se bem orientada é uma atividade muito interessante, uma vez que fortalece musculaturas responsáveis pelo controle postural.

E para encerrar nossa lista temos o alongamento para aumentar a flexibilidade e relaxar os músculos já tão sobrecarregados pelas mudanças posturais na gravidez, sua prática também proporciona maior agilidade e elasticidade do corpo, ajudando a prevenir lesões. Outra atividade que esta bastante em alta é o treinamento funcional que é composto por uma variedade de exercícios com o uso de diversos tipos de equipamento, visando proporcionar maior equilíbrio, força, resistência, flexibilidade e coordenação, retirando, é claro, exercícios arriscados e de instabilidade.

Sempre pensando na segurança da mamãe e do bebê, a atividade física é essencial para o bem estar dos dois durante a gestação, procure um profissional competente para te auxiliar, siga as recomendações médicas e comece já! Depois nos conte como foi!

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