A importância do auto-exame da mama

postado em: Blog | 0

10a09a4011cbe7088fa6454a327a30d12ec940dcc050f085bepimgpsh_fullsize_distr

O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Este movimento começou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referente ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro, posteriormente com a aprovação do Congresso Americano o mês de Outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama. O que temos de fazer é não esquecer o que este movimento representa e utiliza-lo como um lembrete para cuidar de nós mesmas.

Por isso, hoje vim aqui falar sobre o auto-exame de mama, uma maneira simples e extremamente efetiva no combate ao câncer. E, se você pensar bem, deveria ser um hábito muito simples. Assim como a gente repara naquelas gordurinhas a mais, puxa pra lá, pra cá, aperta… deveríamos estar sempre atentas às nossas mamas, e sermos capazes de perceber qualquer modificação, mesmo que pequena, para corrermos para o médico o quanto antes. O diagnóstico precoce aumenta muito as chances de um tratamento efetivo e sem complicações.

A Secretaria Municipal de Saúde de Pereira Barreto informa que o auto-exame da mama é um exame MENSAL que a mulher pode fazer em si mesma para verificar a presença de câncer nos seios. Quando fizer o auto-exame temos que procurar por protuberâncias, ondulações, checar a espessura dos seios e liberação de líquidos pelo mamilo.

Fiquem de olho meninas! Se cuidem!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *