5 alimentos saudáveis para comer à noite

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Nem pesados, nem leves demais, estes alimentos ajudam seu corpo a se desenvolver durante o sono
Nem pesados, nem leves demais, estes alimentos ajudam seu corpo a se desenvolver durante o sono

É preciso escolher bem o seu cardápio de antes de dormir: se for muito pesado, o processo de digestão pode causar desconforto e atrapalhar o sono; se for muito leve, você corre o risco de acordar no meio da madrugada morrendo de fome.

Como encontrar o equilíbrio? Confira essa matéria da Exame que separamos para você e que com certeza vai ajudar na tarefa!

“Mesmo dormindo, seu corpo continua em plena ação e é na hora do sono que determinados tipos de alimentos podem fazer uma verdadeira revolução no seu organismo.

Além de melhorarem a qualidade do sono, alguns nutrientes também auxiliam no crescimento muscular e até no aumento do metabolismo enquanto você dorme.

“A taxa metabólica basal diminui quando estamos dormindo. O corpo gasta menos energia. Alimentação saudável antes de dormir ajuda o sono restaurador e melhora o aproveitamento dos nutrientes”, explia a nutricionista e coordenadora dos cursos de Nutrição e Gastronomia do IBMR, Ana Gonçalves.

Veja nas imagens 5 alimentos para comer antes de dormir.

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1) Oleaginosas
Alimentos como amêndoas, castanhas e nozes são fontes de ácidos graxos essenciais, mas precisam ser consumidos em quantidades moderadas

De acordo com a especialista, tratam-se de importantes alimentos que garantem o transporte de oxigênio, a produção de energia, a melhora das funções nervosas.

“Eles também auxiliam no crescimento muscular, na manutenção das células, no aumento do metabolismo, na produção de novos neurônios e na regulação hormonal, ajudando na manutenção do organismo enquanto dormimos”, afirma Ana Gonçalves.

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2) Peixes

Os peixes principalmente salmão e sardinha são constituídos de proteínas completas, com seus aminoácidos essenciais e lipídedos com ácidos graxos – Ômega-3 e 6.

Segundo a nutricionista, eles contêm alta concentração de ácido linoléico, que ajuda na produção de hormônios chamados eicosanóides – utilizado no funcionamento normal do cérebro e também estão envolvidos na regulação da pressão sanguínea e na resposta imunológica do organismo que recuperamos durante as noite, além de fundamentais no sistema nervoso e na recuperação muscular.

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3) Leguminosas

As leguminosas, como grão de bico e soja, são excelentes fontes de magnésio e trabalham o relaxamento muscular, além de ajudar o corpo a deixar de lado as tensões do dia, favorecendo o bom sono.

Segundo a nutricionista, elas possuem alto teor proteico e uma combinação de aminoácidos com triptofano, que aparece em grandes quantidades.

“É usada pelo organismo para a produção de um neurotransmissor chamado serotonina, responsável pela ativação dos centros cerebrais que dão sensação de bem-estar, satisfação e confiança”, explica.

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4) Leite e seus derivados

Alimentos como queijo magro e iogurtes são ricos em aminoácido triptofano precursor da serotonina.

Eles também são opções que ajudam no relaxamento e na manutenção de um sono mais tranquilo.

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5) Banana

Já a banana é fonte de magnésio e ajuda no relaxamento muscular e na diminuição do estresse, além de ser ótima fonte de triptofano e rica em outros nutrientes.”

Fonte: Exame

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